Na manhã deste domingo (12), a Organização Arnon de Mello (OAM) continuou o projeto do “Praia 10, lixo Zero”, desta vez, com um mutirão de limpeza na orla do Jaraguá. É a terceira edição do programa, cujas ações começaram no dia 29 de maio, na Praia de Ponta Verde; a segunda edição ocorreu no dia 5 deste mês, no Sete Coqueiros.
A força-tarefa reuniu voluntários do Protetores do Oceano, da Sudes, da Liga Acadêmica de Animais Silvestres e do Coletivo Praia Limpa. A iniciativa contou com o patrocínio da Prefeitura de Maceió, além da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Também do apoio da Equatorial Energia, Hospital HapVida, BRK Ambiental, Via Ambiental, Alagoas Ambiental, Condomínio Angatu, Lojas Guido, Suco Prat’s, Construtora Colil. Para iniciar as coletas, os voluntários receberam EPIs.
“Iniciamos o projeto ‘Praia 10, lixo Zero’, voltado à conscientização e distribuição de sacolas biodegradáveis. Hoje, vamos fechar com chave de ouro no grande mutirão de limpeza ao lado de parceiros da iniciativa privada e pública. E também dos protetores do oceano e centenas de voluntários que já estão aqui para fazer este grande mutirão. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que aceitaram o nosso chamamento de estar aqui hoje para este mutirão. Com isso, os moradores agradecem, a fauna marinha agradece, vamos ter uma cidade mais linda e agradável para todos”, comentou o diretor comercial da TV Mar e Gazeta de Alagoas, Fernando James.
O idealizador do projeto Protetores do Oceano, Rommel Mendes, convidou a população para participar do evento. “Estamos aqui junto com a Organização Arnon de Melo no centro pesqueiro do Jaraguá, que vai ser a última etapa da ação do ‘Praia 10, lixo Zero’. Então, eu convido quem não chegou aqui ainda, venha participar desse grande mutirão voluntário de limpeza de praia pra conscientizar toda a sociedade e os turistas e a população local sobre a importância de manter o nosso patrimônio natural preservado”.
Já Marnes Gomes, gerente operacional da Alagoas Ambiental, completa que o “Praia 10, lixo Zero” representa a identidade da empresa ao trazer a destinação correta do lixo.
“A Alagoas Ambiental tem o maior prazer de participar de projetos como esse. Porque é uma empresa que transforma o resíduo em vida. Então, é muito importante a retirada desse resíduo da praia e a destinação correta que é o que a gente faz, a gente faz o tratamento desse resíduo quando chega lá de forma adequada. Então, é muito importante a gente ter o maior prazer de participar de campanhas desse tipo, que é a cara da Alagoas Ambiental”, destaca Marnes.

A secretária de Turismo de Maceió, Patricia Mourão, também esteve presente para comentar sobre a relevância da iniciativa para o turismo na capital.
“Uma ação como essa é importantíssima, porque ela faz um trabalho de conscientização, como também de ação, de recolhimento e de limpeza propriamente dito, entendendo que todos nós somos responsáveis pelo lixo. Todo lixo que está aqui é nossa responsabilidade. Então, vamos trabalhar para não sujar, para limpar e sobretudo pra manter as nossas praias limpas. A cidade é boa para o turista quando ela é boa pra o cidadão”, destaca a secretária.
O deputado Silvio Camelo discorreu sobre o papel do descarte correto de lixo para a manutenção de uma cidade organizada, além de manter um compromisso de proteção da fauna e flora marinha.
“A Organização Arnon de Melo, ao lado dos parceiros, busca a conscientização da questão do descarte do lixo. O lixo tem que ser tratado, tem que ser reciclado e não jogado em qualquer lugar, porque o destino final, quando você não faz descarte correto, é lixo enterrado na areia da praia, é lixo que foi levado pela correnteza, causando vários danos à fauna e à flora marinha, e isso é que nós temos que evitar, com ação simples. Basta colocar o lixo no local devido para que ele tenha tratamento adequado”.










