Entre os dias 2 e 6 de maio, a Prefeitura de Maceió, em parceria com a Fundação Fiocruz irá realizar uma mobilização para vacinar moradores de rua contra a Covid-19. Segundo o órgão municipal, na capital, 1.559 pessoas em situação de rua foram vacinadas apenas com a primeira dose e 804 estão aptos a receber o imunizante pela primeira vez. Ainda de acordo com o município, 1.245 desse público-alvo se vacinaram com as duas doses.
Tanto a prefeitura, quando a Fiocruz, também em parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) vai fazer a busca ativa dessa população para a conclusão do esquema vacinal.
A dinâmica a ser adotada, de acordo com a Prefeitura de Maceió, é a de aproximar aqueles que estão em casas de passagem, que abrigam pessoas em vulnerabilidade social, e nos pontos em que, geralmente, este público fica, como a região central da cidade, no Benedito Bentes, a orla na Praia da Avenida, em Jaraguá.
A assessora técnica do Cosems/AL, Larissa Guimarães, explica que há uma comunidade criada pela Fiocruz para partilhar práticas bem sucedidas em cada estado em prol da população em situação de rua dentro do contexto da pandemia da Covid-19. E a Prefeitura de Maceió integra este grupo.
“Avançamos bastante na discussão e criamos o cronograma. Agora, vamos executá-lo e pretendemos levar as práticas bem sucedidas daqui, no contexto da Covid-19, para outras localidades do País agora no mês de maio”, revela Larissa Guimarães.
Fonte: TV Gazeta




