Depois de um início devagar, a vacinação contra a Covid-19 no Brasil entrou no ritmo certo e o número de pessoas imunizadas cresceu rapidamente. Em Maceió, não foi diferente. Porém, o que preocupa não é falta de vacinas, mas a falta de braços para serem aplicadas. Em dados percentuais, 10,57% da população adulta não recebeu a primeira dose do imunizante, o que corresponde a 79.983 pessoas.
Atualmente, Maceió conta com 89,46% da população adulta vacinada com, pelo menos, a primeira dose do imunizante, o que significa que 678.698 já estão 50% imunizadas. A capital alagoana tem 758.681 adultos aptos para vacinação, segundo estimativa da Prefeitura de Maceió.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) comemorou a grande adesão da população maceioense, mas frisou que a campanha ainda não acabou, pois a Prefeitura de Maceió continua convocando a sociedade.
Rearticulação dos postos de vacinação
A partir desta quarta (1º), os postos de vacinação da cidade passaram por uma reformulação, seguindo o planejamento da Secretaria de Saúde. Os drive-thrus do estacionamento do Jaraguá e da Justiça Federal, os postos no Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho, e no Shopping Pátio, na Cidade Universitária, não irão mais funcionar.
Por outro lado, as unidades de saúde Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), Durval Cortez (Prado), Pitanguinha, Antônio de Pádua (Petrópolis), José Tenório (Serraria), Hamilton Falcão (Benedito Bentes), Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) e Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica) irão vacinar a população de segunda a sexta, das 9h às 21h.
Também de segunda a sexta, mas das 9h às 16h, as seguintes unidades de saúde também irão vacinar: II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço), Roland Simon (Vergel), Unidade Docente Assistencial Cesmac (Farol), José Guedes de Farias (Conjunto Medeiros Neto, Santa Amélia), Cláudio Medeiros (Rio Novo), São Jorge, Paulo Leal (Feitosa), Aliomar Lins (Benedito Bentes), Arthur Ramos (Henrique Equelman), Pimentel Amorim (Salvador Lyra), Marlene Lanverly (Santa Lúcia) e UDA Unit (Cruz das Almas).
Números da vacinação em Maceió
Até essa terça (30), Maceió recebeu 1.585.165 doses dos imunizantes Astrazeneca, Pfizer, Coronavac e Jansen, que foram enviados pelo Governo Federal. Desse número, 1,448,421 de doses foram aplicadas. 60,45% da população já completou o ciclo de imunização. Já a população adulta com as duas doses está em 81,7%. Já a terceira dose foi administrada em 75.702 pessoas.
Pessoas acima de 12 anos podem tomar os imunizantes disponíveis. Quem completou oito semanas da primeira dose já pode completar seu ciclo de imunização com segunda dose. A terceira dose pode tomar quem completou a imunização com as duas doses de Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer há cinco meses. As pessoas imunossuprimidas podem tomar a dose de reforço 28 dias após a segunda dose.
Confira da SMS na íntegra:
“Maceió já ultrapassa 80% da população adulta vacinada com duas doses dos imunizantes contra a Covid-19. Os resultados foram obtidos, porque a Prefeitura manteve, desde o início da campanha nacional, todos os esforços necessários para implementação de um sistema logístico eficiente para imunização de toda a população. Vale ressaltar a adesão dos maceioenses à vacinação.
Além dos pontos fixos espalhados pela cidade, a vacinação foi descentralizada e novos pontos foram espalhados por toda a cidade. Horários e dias especiais para a segunda dose e vacinações de 12h, 24h e 60h seguidas também foram implantadas pela Prefeitura, assim como vacinação em pontos itinerantes.
A Prefeitura ressalta ainda que segue com a convocação da população por meio dos canais de comunicação para que o maior número possível de maceioenses procure se vacinar”.
Fonte: TV Gazeta




