Um antigo ponto de lixo, situado no Conjunto Rosane Collor, no Clima Bom, parte alta de Maceió, foi revitalizado pela Prefeitura de Maceió. O espaço gerava, segundo a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), 180 toneladas de resíduos por semana, e a gora serve de área de lazer para 3 mil moradores do entorno. O espaço foi entregue nesta quinta-feira (24).
“O ponto gerava centenas de toneladas de lixo por semana, trazendo muito desconforto para os moradores da região”, revelou a diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares.
A moradora do Clima Bom, Raquel dos Santos, disse que antes, o transtorno era muito grande, por ter todo aquele lixo jogado naquele ambiente.
“Antes era terrível. A gente se incomodava com o mau cheiro. Não conseguia dormir direito com o cheiro que invadia a casa. Hoje, a gente tá vendo tudo mudado e limpo. Graças a Deus, a população chegou junto. Eu estou mais que feliz, estou radiante com a revitalização”, revelou.
De acordo com a Sudes, no local, foi feito o plantio de 100 mudas de plantas ornamentais, que foram doadas pela própria população. Além disso, foram reutilizados 300 pneus, que seriam descartados de forma irregular, como vasos para árvores e que foram utilizados para decorar o ambiente.
Uma exposição de animais taxidermizados, vindos do Parque Municipal de Maceió, foi apresentada aos moradores. A iniciativa chamou a atenção da garotada. Na ocasião, a população foi orientada sobre a importância em preservar o meio ambiente com o conhecimento da fauna e da flora da reserva, que fica em Bebedouro, além de ensinamentos sobre a prática da reciclagem de materiais.
Fale com a Sudes
A população também pode ajudar denunciando. Ao flagrar um descarte inadequado, basta entrar em contato com o órgão enviando fotos e vídeos do flagrante, além do endereço completo. Caso seja constatada a infração, o autor pode ser multado. A Central de Monitoramento da Sudes atende através do 0800 082 2600 e do WhatsApp (82) 98802-4834.
Fonte: TV Gazeta




