Conhecida como Rua das Árvores, devido a grande quantidade de exemplares da espécie Oiti, que podem chegar a 20 metros de altura, a Rua Augusta, no Centro de Maceió, irá receber uma ação preventiva no próxima domingo (21). Uma vistoria de técnicos de arborização da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) identificou diversos exemplares com possibilidade de causar acidentes durante o período chuvoso.

Valdir Martiniano, engenheiro agrônomo da Alurb, afirma que as árvores da região sofrem com o crescimento urbano desordenado.

“Infelizmente, nós vemos troncos e raízes apodrecendo. Isso é resultado do crescimento desordenado de estabelecimentos ao redor destas árvores. Em alguma situações, constatamos esgotos passando por baixo das árvores, o que faz a raiz enfraquecer e, por consequência, tombar”, disse.

O técnico averiguou a situação de um exemplar que tombou na noite da última segunda-feira (15) e constatou a proliferação de fungos e o apodrecimento das raízes.

“Verifiquei claramente a interferência humana na queda do exemplar. O terreno não está propício para a expansão das raízes e a manutenção da sustentação de uma árvore tão grande. Por esse motivo, aliado com as chuvas e ventos, acontecem os tombamentos”, completou o engenheiro.

A atividade será em parceria com o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), que fará o controle do tráfego da região, e com a Equatorial, empresa de energia elétrica que atende Alagoas, que será responsável por desligar as redes de energia, mantendo a integridade física dos podadores.

Serviços de emergência

Devido à chegada do mês de abril e o período chuvoso, os números de atendimento de emergência aumentam significativamente. Ao presenciar uma queda de árvore, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, ligar para o número 156 ou WhatsApp 98802-4834, enviando fotos e descrevendo o cenário, e uma equipe da Alurb irá até o local para fazer a retirada do exemplar. Além da emergência, o órgão também realiza a poda e supressão em áreas de preventivas.

 

Fonte: Alagoas 24horas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here