Linha de crédito anunciada será utilizada por micro, pequenos e médios empreendedores, que atuam no setor turístico e que tiveram suas atividades profissionais afetadas pela pandemia de Covid-19

Durante uma reunião realizada na última segunda-feira (24), a Prefeitura de Maceió e o Banco do Nordeste (BNB) anunciaram uma linha de crédito de R$ 35 milhões para o setor de turismo. O valor será disponibilizado pelo Fundo Geral do Turismo (Fungetur). A reunião contou com o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Ricardo Santa Ritta, e a secretária adjunta de Turismo, Josi Mendes.

A linha de crédito anunciada será utilizada por micro, pequenos e médios empreendedores, que atuam no setor turístico e que tiveram suas atividades profissionais afetadas pela pandemia de Covid-19. Apenas empresas devidamente cadastradas no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR) e façam parte do Mapa do Turismo terão acesso ao crédito.

Somando juros de 5% ao ano e a taxa Selic, a linha de crédito pode ser paga em até 240 meses, para projetos de investimentos em obras em civis e capital de giro associado, com prazo de carência de 60 meses. Já para a modalidade de capital de giro isolado ou investimentos para aquisição de bens, o prazo é de até 60 meses, incluindo uma carência de até 12 meses.

O titular da Semtel, Ricardo Santa Ritta, afirmou que o crédito é fundamental para a manutenção do setor turístico. “O Prefeito JHC nos deu a missão de articular juntos às instituições a viabilidade desses créditos, pois sabemos das dificuldades do setor nesse momento de pandemia. Com acesso a condições facilitadas de pagamento com juros baixos, o empreendedor poderá ter mais flexibilidade para manter os empregos e retomar suas atividades econômicas.”

Veja os segmentos que poderão acessar o crédito:

Meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; centros ou locais destinados a convenções e/ou a feiras e a exposições e similares; parques temáticos aquáticos e empreendimentos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer; marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva; casas de espetáculos e equipamentos de animação turística; organizadores, promotores e prestadores de serviços de infraestrutura, locação de equipamentos e montadoras de feiras de negócios, exposições e eventos; locadoras de veículos para turistas; e prestadores de serviços especializados na realização e promoção das diversas modalidades dos segmentos turísticos, inclusive atrações turísticas e empresas de planejamento, bem como a prática de suas atividades.

Fonte: TV Gazeta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here