A 9ª edição, o Vamos Subir a Serra teve início nessa sexta-feira (14) e segue até o dia 23 de novembro. O maior evento afro-cultural do Norte e Nordeste terá uma vasta programação cultural, afro-empreendedorismo, palestras, e como atração nacional: Paulinho da Viola, uma apresentação do SESC.

O show do cantor e compositor de samba e choro acontecerá no sábado (dia 22), às 21h, no palco Kizomba do Vamos Subir a Serra, na Praia de Pajuçara. Outro nome que vai marcar esta edição é Lazzo Matumbi, cantor, compositor e ativista dos movimentos que lutam contra o racismo e em defesa dos direitos humanos.

Além disso, o projeto vem com mais de 50 atividades incluindo oficinas, musicalidade e capoeira, lançamento de livros, encontro de lideranças quilombolas, shows e apresentações culturais em Maceió e União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana.

Diferente das edições anteriores, em 2025, o Vamos Subir a Serra começa em União dos Palmares. Na cidade que abriga a Serra da Barriga e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, as atividades tiveram início nessa sexta (14) e seguem até o dia 16 de novembro.

Em 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra, serão promovidas atividades de acolhimento na Serra e divulgação da programação de Maceió.

Em seguida, no dia 21, o evento descerá a Serra e encontrará alagoanos, maceioenses e turistas na Orla da Pajuçara, em Maceió.

Diversidade 

Realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô – entidade do movimento negro de Alagoas vinculado aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) – o Vamos Subir a Serra oferece uma diversidade de atividades que transitam entre cultura, afro-empreendedorismo, transmissão de conhecimentos e promoção das potencialidades do povo negro, quilombola e indígena de Alagoas e de outros estados.

Nas tendas que compõem a estrutura do evento, o público encontrará, além das manifestações culturais, produtos e serviços de qualidade desenvolvidos e executados por empreendedores negros, indígenas e quilombolas do estado, além de uma rica variedade da gastronomia afro-brasileira.

Nesta edição, o Vamos Subir a Serra terá 50 afro-empreendedores a mais do que no ano passado, totalizando 150 expositores que poderão comercializar e apresentar ao público seus produtos e serviços.

Segundo a coordenadora do evento, Valdice Gomes, a expectativa é a melhor possível, já que o sucesso dos anos anteriores permitiu que o Vamos Subir a Serra se consolidasse como um dos maiores do gênero no país. E o melhor: com programação aberta e gratuita.

Valdice Gomes destaca ainda as novidades deste ano, como o Espaço Acotirene, que proporcionará uma gama maior de palestras e debates.

“Já com relação às apresentações culturais, garantimos a presença da maioria de grupos locais, incluindo atrações de outros estados e até de âmbito nacional. Esperamos que a população alagoana, militantes da causa negra, turistas que visitam Alagoas, além de professores e estudantes participem das atividades que foram pensadas com muito carinho”, ressaltou a coordenadora.

A edição 2025 do Vamos Subir a Serra conta com o patrocínio máster do TikTok , além de patrocinadores como a Prefeitura de Maceió, Governo do Estado, Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura; Patrocínio Cultural do SESC, além do apoio da Prefeitura de União dos Palmares, Neabi/UFAL e Fundeps.