Pelo menos 74 quilos de lixo são recolhidos durante ação nesse sábado (14), na praia de Jacarecica, em Maceió. Cerca de 100 pessoas se reuniram para recolher resíduos descartados de forma irregular.

A Prefeitura de Maceió informou que, entre os materiais mais encontrados, estavam plásticos de embalagens, garrafas PET e bitucas de cigarro. Os resíduos descartáveis serão destinados à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano (Cooplum) e, o restante, ao Aterro Sanitário de Maceió.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Ronaldo Farias, a ação se junta a outras iniciativas que são realizadas pelo órgão municipal para manter as praias limpas. “Essa ação tem o objetivo de melhorar a qualidade do meio ambiente. Já realizamos diversas ações dessa na capital e pretendemos continuar, ainda mais tendo parceiros tão importantes ao nosso lado. O foco é promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos em nossas cidades.”

Já o secretário de qualidade ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, explicou como ações desse tipo podem ser positivas não só para a natureza, mas também para a sociedade. “É um ação muito importante, pois mobiliza as pessoas na liderança pelo exemplo. Então, são três grandes objetivos: a conscientização, para que as pessoas tenham uma conduta mais positiva nas praias; deixar a praia mais limpa e confortável para quem as visita e o terceiro é coletar mais informações para a Prefeitura”, disse.

Um dos voluntários que participou da atividade, Victor Carvalho, destacou que aproveitou o dia de folga para contribuir com o meio ambiente. “É um dia de lazer e descanso que estamos aproveitando para realizar essa ação e temos bastante ajuda, pois são muitos voluntários trabalhando em prol da retirada desse lixo”, contou Victor.

A iniciativa faz parte das atividades do Projeto TerraMar e foi organizada pelo Ministério do Meio Ambiente com o apoio da Prefeitura de Maceió, Associação Brasileira das Indústrias de Vidros, além do Coletivo Praia Limpa, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas e voluntários. A ação integra os esforços para a implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

*com informações da assessoria.

Fonte: TV Gazeta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here