No próximo sábado (30), a primeira fase das campanhas de vacinação contra a Influenza e o Sarampo chega ao fim. Nesta etapa, a iniciativa tem como público-alvo idosos e trabalhadores da saúde. Sob coordenação do Ministério da Saúde, a realização das campanhas visa reduzir a disseminação, complicações, internações e fatalidades, quer seja em decorrência de infecções.
Segundo informações do balanço parcial da Gerência de Imunização de Maceió, até a sexta-feira (22), apenas 9,9% dos idosos (com 12.297 doses administradas em uma população de 124.338) e 11,4% dos trabalhadores da saúde (com aplicação de 4.845 doses num público de 42.396) procuraram vacinação contra a Influenza. Já contra o sarampo, ao qual não tem meta definida pelo Ministério da Saúde, devido à campanha ser voltada à atualização do cartão de vacinação, equipes aplicaram 1.188 doses.
A vacinação é importante para se proteger de possíveis complicações decorrentes das duas doenças, alerta a enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, Camila Peixoto. Além disso, a população deve procurar as unidades de saúde para garantir a imunização.
“A primeira fase da vacinação termina essa semana, mas o público que ainda não se vacinou pode procurar as salas de vacina das Unidades Básicas e se vacinar nas demais fases, que já tem início na segunda, dia 2 de maio, para outros públicos”, detalha.
“Pra garantir a eficácia da vacinação, o Ministério da Saúde busca imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra a Influenza”, completa Camila Peixoto.
Vale ressaltar que é contraindicado vacinar a aplicação de vacinas em pessoas que possuem alergia à proteína de ovo ou que já tiveram reação severa (anafilática) ao tomar vacina em outras campanhas.
Onde se vacinar?
Equipes de saúde administrarão as vacinas em todas as salas de imunização das unidades de saúde do Município. A fim de ser imunizada, a população deverá apresentar, além do cartão de vacinação, um documento de identificação com foto.
Além disso, trabalhadores da Saúde devem apresentar, ainda, original e cópia de documentação que comprove o exercício profissional atual. Por exemplo, carteira do conselho de classe, crachá, contracheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde no qual trabalha ou realiza estágio. As cópias destes comprovantes serão retidas pela equipe de vacinação.
Próxima fase da vacinação
A segunda etapa da vacinação contra a Influenza, será iniciada na próxima segunda, 2 de maio, e vai até o dia 3 de junho. O público-alvo consiste de gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.
A vacinação contra o sarampo, que ocorre de forma simultânea, nesta segunda fase, pretende atender crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
*com informações da assessoria.
Fonte: TV Gazeta




