Mais de 1,2 milhão de quilos de entulhos foram recolhidos, entre os meses de janeiro e dezembro de 2022, em Maceió. O material foi recolhido durante limpezas de galerias pluviais.
Segundo a Prefeitura de Maceió, a ação tem como objetivo amenizar alagamentos e combater o descarte irregular de lixo em diversos pontos da capital alagoana. Os trabalhos foram intensificados após o mês de julho, quando a prefeitura adquiriu novos equipamentos que possibilitaram tornar o serviço preventivo e não apenas emergencial.
“Nós intensificamos o serviço de manutenção preventiva das galerias durante o ano de 2022, que era um serviço que não era executado há anos e hoje, graças aos equipamentos que estão à disposição da Prefeitura, nós estamos conseguindo realizar essa manutenção, com a desobstrução preventiva das galerias de águas pluviais e não só emergencial. Passo a passo estamos fazendo com que o sistema de drenagem funcione novamente”, explica o coordenador-geral de Drenagem, Gabriel Rodas.
Ainda de acordo com a prefeitura, o mês de setembro foi o responsável pelo maior volume de entulhos retirados de galerias, totalizando 244,4 toneladas. Foram retiradas das galerias: geladeira, televisores, sofás e até a carcaça de uma motocicleta.
A população dispõe de um canal de comunicação para que o cidadão solicite a coleta de resíduos volumosos, através do número 0800 082 2600 ou do Whatsapp 98802-4834. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que realiza os agendamentos da coleta. A partir da solicitação, o recolhimento é realizado na porta do morador, sem custos, em até sete dias úteis.
*com informações da assessoria.
Fonte: tv gazeta




