No último domingo (17), a Prefeitura deu início do funcionamento do Domingo é Livre e, de acordo com o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), quase 24 mil pessoas embarcaram nos coletivos que circulam na capital sem pagar nada. Por meio do programa, os usuários que possuem a modalidade Cidadão dos cartões da bilhetagem podem se deslocar gratuitamente nos coletivos urbanos.

Maristela Nascimento aproveitou o dia para desfrutar das belezas da capital e comemorou. “Achei essa novidade um máximo e muito benéfica para nós. Estou indo aproveitar a praia e meus domingos agora serão de lazer na Ponta Verde, Mirante da Sereia e Jatiúca”, contou a assistente social.

Um levantamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) constatou que, com os 23.777 mil embarques, houve um crescimento de 19,47% em comparação com o domingo passado (10), quando 19.902 embarques foram realizados. Um total de R$ 79.652,95 mil foram economizados pelos maceioenses com a isenção da tarifa. Para garantir o embarque gratuito, é necessário ter em mãos um cartão Vamu ou o antigo bilhete na modalidade Cidadão.

Caso o maceioense tenha outra modalidade do cartão, cabe destacar que é necessário possuir a modalidade Cidadão, para fazer sua via é de graça (pois será a 1ª via da modalidade cidadão). Se o usuário tem ou já teve cartão na modalidade cidadão, será cobrado o valor da segunda via. Para esses casos, o prazo de entrega do cartão é de até 5 (cinco) dias úteis, além do pagamento de uma taxa no valor de R$ 10,00.

Selma Moura, que é autônoma e mora no Benedito Bentes, também aproveitou o dia para ir à praia. “Eu estou achando uma novidade ótima, principalmente para quem quer se divertir no final de semana. É mais lazer e uma oportunidade para visitar os parentes, porque às vezes a gente não tem nem o dinheiro da passagem e essa iniciativa é excelente”, contou.

O superintendente de Transportes e Trânsito, André Costa, considera que a iniciativa beneficia a população e demonstra o compromisso da gestão com as pessoas e com um transporte público mais atrativo.

“Maceió é conhecida no Brasil e no mundo por suas belezas naturais e milhares de pessoas nos visitam. No dia a dia, nossa rotina de trabalho ou de estudos inviabiliza que nos desloquemos pela cidade para atividades de lazer. Com o Domingo é Livre, garantimos que possam se locomover para vivenciar e conhecer os cantinhos de nossa cidade”, finalizou.

Com assessoria*

Fonte: TV Gazeta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here