A aplicação da dose de reforço das vacinas contra a Covid-19 com intervalo reduzido de 120 dias após a segunda dose inicia nesta segunda-feira (20). A medida segue determinação do Ministério da Saúde, conforme a NOTA TÉCNICA Nº 65/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, que reduziu o intervalo de 5 para 4 meses.
A dose de reforço com intervalo reduzido é direcionada a todas as pessoas com mais de 18 anos de idade e deve ser administrada a partir de 120 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina da Pfizer será utilizada como dose de reforço em pessoas vacinadas com os imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. “A opção por essa vacina levou em consideração o aumento da resposta imunológica no esquema heterólogo. De maneira alternativa, os imunobiológicos da Janssen e AstraZeneca também poderão ser utilizados na dose de reforço”, afirma nota do Ministério.
Quarta dose para imunocomprometidos
A nota técnica também normatiza a administração da quarta dose para pessoas imunocomprometidas, ou seja, os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional). Este público deve tomar a quarta dose a partir de 120 dias após a última dose do esquema vacinal – terceira dose, independente do imunizante aplicado. Para a quarta dose, segundo orientação técnica, a vacina a ser administrada é preferencialmente a Pfizer.
Quem são as pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidos)?
I – Imunodeficiência primária grave.
II – Quimioterapia para câncer.
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.
IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS
V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).
VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.
VIII – Pacientes em hemodiálise.
IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Documentos necessários
Para se vacinar, pessoas com 18 anos ou mais que vão tomar a dose de reforço devem apresentar documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior ou certificado de vacinação emitido na página do Conecte SUS.
A Secretaria de Saúde de Maceió reforça que em decorrência da queda temporária do sistema do Ministério da Saúde não é possível, neste momento, emitir a segunda via do cartão de vacinação sem que haja pelo menos um print do certificado de vacinação com os dados das etapas anteriores.
Documentos necessários para pessoas imunocomprometidas
Pessoas imunocomprometidas devem apresentar, além do documento de identificação, cartão de vacinação e do comprovante de residência, um dos citados abaixo:
– Prescrição médica com justificativa;
– Exames específicos que estabeleçam o diagnóstico;
– Relatório médico;
– Receitas para terapêutica específica de condições descritas;
– Guia de Encaminhamento específico.
Confira a lista de drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras
Metotrexato;
Leflunomida;
Micofenolato de mofetila;
Azatiprina;
Ciclofosfamida;
Ciclosporina;
Tacrolimus;
Mercaptopurina;
Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)
Veja os locais de vacinação
Unidades de saúde que funcionam de segunda a sexta, das 9h às 21h
Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);
Durval Cortez (Prado);
Pitanguinha;
Antônio de Pádua (Petrópolis);
José Tenório (Serraria);
Hamilton Falcão (Benedito Bentes);
Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);
Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica).
Unidades de saúde que funcionam de segunda a sexta, das 9h às 16h
II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço);
PAM Salgadinho (Poço);
Roland Simon (Vergel);
Unidade Docente Assistencial Cesmac (Farol);
José Guedes de Farias (Conjunto Medeiros Neto, Santa Amélia);
Cláudio Medeiros (Rio Novo);
São Jorge;
Paulo Leal (Feitosa);
Aliomar Lins (Benedito Bentes);
Arthur Ramos (Henrique Equelman);
Pimentel Amorim (Salvador Lyra);
Marlene Lanverly (Santa Lúcia);
UDA Unit (Cruz das Almas).
A vacinação contra a Covid-19 também está disponível de segunda a sábado em quatro pontos fixos localizados no Maceió Shopping, das 9h às 21h; e no Papódromo (Vergel), na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e no Terminal de ônibus do Osman Loureiro (Clima Bom), no horário das 8h às 16h. Ou seja, ao todo, são 30 pontos abertos para a imunizar a população.
O ponto móvel do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) teve início no dia 9. Localizado nas proximidades do totem Eu Amo Maceió, no bairro de Ponta Verde, a unidade está aberta de domingo a domingo, vacinando os moradores da região e, inclusive, visitantes que ainda não tenham se vacinado ou que precisam completar seu ciclo vacinal.