O Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió emitiu um alerta à população ao explicar que os estoques estão críticos, principalmente entre os tipos com fator Rh negativo. A situação se agravou após o período das festas juninas, quando tradicionalmente as doações caem.
Atualmente, os tipos B-, AB- e AB+ estão com estoque zerado. O tipo O negativo — conhecido por ser o doador universal — também enfrenta forte escassez.
Segundo a assistente social Vanessa Fireman, todos os grupos negativos estão com baixa oferta, o que compromete o atendimento a situações emergenciais.
“Precisamos de todos os tipos, mas especialmente dos negativos, que têm menor representatividade e maior dificuldade de reposição”, alerta Vanessa.
Para ilustrar a gravidade da situação, no dia 8 de julho, o banco registrava 86 bolsas de sangue tipo O+, o mais comum entre os brasileiros. Enquanto isso, todos os tipos negativos somavam apenas 18 unidades. A discrepância evidencia o desafio enfrentado pelas equipes de saúde.
Mesmo os tipos com menor demanda, como AB- e AB+, são considerados estratégicos. Isso porque, em caso de urgência, a ausência de bolsas pode colocar vidas em risco, já que pessoas com sangue negativo só podem receber transfusões do mesmo fator.
Uma única doação pode salvar até quatro vidas.
Como doar
As doações na Santa Casa de Maceió podem ser feitas nos seguintes dias e horários:
- Segunda, quarta e sexta-feira: das 7h às 16h
- Terças e quintas: das 7h às 15h
O estacionamento é gratuito para doadores, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 2123-6240.
Requisitos para ser doador
- Estar em boas condições de saúde e alimentado;
- Ter entre 18 e 60 anos;
- Pesar a partir de 55 kg;
- Ter dormido ao menos 6 horas na noite anterior;
- Não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior;
- Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, Reservista ou Carteira Profissional).
Fonte: tv gazeta




