Foi veiculada nas redes sociais do governador de Alagoas, Renan Filho, a informação de que apenas 56% dos maceioenses teriam sido vacinados. Esta informação é imprecisa e não condiz com os dados disponibilizados pela Prefeitura de Maceió. A peça governamental utiliza como fonte palaciana a plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, em que os números estão defasados após a página ter ficado 13 dias fora do ar, devido a um ataque hacker. Os dados atualizados de vacinação do município podem ser encontrados na plataforma Vacina Maceió, que é amplamente divulgada.

Enquanto a página da capital mostra que mais de 673 mil pessoas já completaram o ciclo vacinal (1ª e 2ª doses ou dose única), o painel de vacinação fornecido pelo Localiza SUS diz que somente 580 mil maceioenses teriam completado a imunização. No entanto, os dados do MS estão desatualizados.

Além de apresentar instabilidades contínuas, a própria plataforma do Ministério da Saúde alerta, no rodapé do site, que os dados foram atualizados com informações do dia 9 de dezembro. A página explica ainda que os gráficos se encontram em manutenção e que os registros podem não ser atualizados em tempo real.

No caso de Maceió, a defasagem é de 93 mil pessoas. A capital superou o número de 580 mil pessoas imunizadas ainda em novembro do ano passado.

Fonte: TV Gazeta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here