Começa na próxima segunda-feira (10), em Maceió, a campanha de vacinação de 2023, contra a Influenza. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de imunizar, pelo menos, 90% do público-alvo. Os imunizantes estarão disponíveis na rede pública de saúde até o dia 30 de abril.
A vacinação, conforme explica a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, é a trivalente, eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e o tipo B.
Para se vacinar, o público-alvo deve comparecer aos postos de saúde com cartão de vacinação.
Ainda de acordo com a pasta municipal, únicas contraindicações para a aplicação das vacinas são para pessoas que apresentaram reação severa (anafilática), ao tomar a vacina em campanhas anteriores.
Os grupos prioritários são: crianças, gestantes, puérperas, pessoas com mais 60 anos de idade, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.
Locais de vacinação
A vacina é aplicada de segunda a sexta, em todas as Unidades de Saúde de Maceió e com vacinação volante em dias específicos nas seguintes unidades:
USF Robson Cavalcante (Benedito Bentes) – Quinta;
USF Village Campestre I – Segunda, Terça e Quarta;
USF Denisson Menezes (Cidade Universitária) – Terça e Quinta;
US Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos) – Segunda, Terça e Quarta;
USF Helvio Auto (Trapiche) – Terça e Quarta;
USF Guaxuma – Quinta.
A imunização também ocorre nos seguintes pontos fixos e volantes:
Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;
Pátio Shopping – segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h;
Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 15h às 21h;
Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas – das 8h às 20h;
Brota na Grota – das 9h às 16h.
Cadastro de idosos acamados
Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
Telefone: (82) 3312-5589;
E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br
Recomendações
Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência), sob supervisão médica, preferencialmente.
Para este público, deverá ser realizado agendamento com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), situado no Hospital da Mulher, através dos telefones (82) 3315-2983/3131-1385 ou através do email: criealagoas@gmail.com, anexando o exame de sangue IgE específico para componentes do ovo dos últimos três meses.
Fonte: tv gazeta




