Uma menina de 9 anos, residente na cidade de Capela, em Alagoas, está internada no Hospital da Criança, em Maceió, com meningite. Ela foi diagnosticada com a forma grave da doença.
Marta Celeste, pediatra e assessora técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), informou que a criança está bem. “A paciente se encontra bem. Foi diagnosticada com meningite, especificamente uma forma meningocócica, que é grave, mas com uma recuperação muito boa”, disse em entrevista à TV Gazeta.
Ainda segundo Celeste, o aumento dos casos levou a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) a implementar um protocolo específico para suspeita de meningite em todo o Estado de Alagoas.
“Com esse fluxo, os médicos agora suspeitam de meningite quando há febre e mais um sintoma neurológico. Eles entram em contato com o serviço de telemedicina pediátrica, onde o caso é discutido. Se a suspeita for forte, iniciamos imediatamente o protocolo de tratamento e encaminhamos para o Hospital da Criança, que é o serviço de referência”, afirmou.
De janeiro até o dia 8 de outubro, foram confirmados 15 casos da doença, sendo 12 em Maceió, 1 em Jequiá da Praia, 1 em Flecheiras e 1 em Satuba. O relatório aponta 8 mortes, 5 delas na capital alagoana.
Fonte: tv gazeta