A criança Anna Vitória Queiroz, de 2 anos, que chegou sem vida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Jaraguá, em Maceió, no sábado (8), foi vítima de meningite. A menina deu entrada na unidade com hematomas no rosto e pescoço e a equipe médica, inicialmente, suspeitou de agressão física, acionando a Polícia Militar. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirmou que a causa da morte foi meningite provocada pela bactéria Pneumococo.
Segundo a Sesau, de janeiro até esta terça-feira (12), foram registrados em Alagoas sete casos de meningite causada por Pneumococo, com 4 mortes, incluindo a de Anna Vitória. Já a meningite por Meningococo soma 12 casos e também 4 óbitos no mesmo período. A Sesau reforça a importância da vacinação para prevenir as infecções.
Anna Vitória foi levada à UPA por uma mulher que se apresentou como responsável por ela. Diante dos ferimentos visíveis, a Polícia Militar foi acionada, e a mulher encaminhada à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para prestar depoimento, sendo liberada em seguida. A mãe da criança não foi localizada.
Veja a nota da Sesau:
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que a paciente A.V.Q., de 2 anos, que deu entrada já sem vida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá, em Maceió, foi vítima da bactéria Pneumococo. Ressalta que o óbito ocorreu no sábado (9) e o resultado do exame foi liberado no domingo (10).
Com relação ao número de casos de Bactéria Pneumococo, no período de janeiro até esta terça-feira (12), foram notificados sete casos, dos quais quatro evoluíram para óbito. A Sesau reforça a necessidade de que os pais mantenham atualizado o Cartão de Vacinação dos seus filhos para evitar a doença.
Fonte: tv gazeta




