A vacinação contra a Influenza será ampliada, a partir desta segunda-feira (15), para toda a população a partir dos seis meses, segundo informou a Prefeitura de Maceió, A medida atende a uma determinação do Ministério da Saúde que busca, com a ampliação, reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção pelo vírus.
Com isso, não é mais exigida a comprovação de pertencimento a algum público-alvo. Portanto, as pessoas devem comparecer a um dos locais de vacinação portando apenas o documento de identificação e cartão de vacinação.
Em algumas situações é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid-19.
De acordo com a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, as únicas contraindicações para aplicação das vacinas são as pessoas que apresentaram reação severa (anafilática), ao tomar a vacina em campanhas anteriores.
“Essa vacinação de 2023 é trivalente e sua formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B e é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. Lembrando que as pessoas que já fazem parte do público alvo, como crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, professores, entre outros, devem comparecer aos serviços de saúde por estarem mais vulneráveis ao vírus que o restante da população”, destaca.
Locais de vacinação
A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde de Maceió durante o dia e também em 15 Unidades que funcionam com o Corujão da Saúde. A vacina também é disponibilizada nos seguintes pontos fixos:
Fonte: tv gazeta




