Um local que era ponto de lixo, na Rua Franco Jatobá, localizada no bairro do Padro em Maceió, foi revitalizado nesta sexta-feira (1). O espaço, segundo a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), responsável pela ação, a localidade acumulava, semanalmente, 60 toneladas de resíduos, causando transtorno à população.
Por conta da sujeira, a comunidade era afetada pelo mau cheiro e a presença de animais peçonhentos como escorpiões, ratos e baratas. Os moradores relataram que o ambiente era feio e sujo.
“Aqui dava muito rato e todo tipo de inseto por conta do lixo”, disse Fábia Muniz que mora na região há nove anos. Ela ressaltou a importância da colaboração dos moradores para manter o local limpo e organizado. “Em nada adianta se os moradores não colaborarem também, né. Tem que parar de jogar lixo no lugar e hora errada”, alertou.
Após a retirada dos resíduos foi feito o plantio de 40 mudas de plantas ornamentais. Para fazer a decoração foram utilizados 20 pneus reciclados e duas bombonas. Além disso, os colaboradores fizeram uma pintura artística no muro onde era descartado todo o lixo.
Para que a área se mantenha preservada, as equipes de educação ambiental do órgão percorreram o bairro orientando moradores, comerciantes e transeuntes sobre boas práticas e a importância de não praticar o descarte irregular na área.




