O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) está incorporado na rotina da população em tempos de pandemia. A utilização de máscaras é obrigatória ao indivíduo que necessita sair de casa, conforme decretos municipais e estaduais
No enfrentamento à Covid-19, máscaras e luvas são ferramentas que ajudam a frear a contaminação entre as pessoas. E, por se tratar de materiais contaminantes, é preciso ter cuidado na hora do descarte. Para isso, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), orienta que a maneira correta do descarte de EPIs é colocar dentro de sacos separados e bem fechados, cumprindo todos os cuidados de manuseio, e, depois, descartar na lixeira de resíduos comuns.
Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres reforça que é necessária a colaboração da população com o descarte correto desses materiais, pois evita riscos à saúde. “Este cuidado individual irá ajudar e preservar a saúde, não apenas da população em geral, que pode se contaminar com esses materiais jogados em vias públicas, como também, dos nossos garis, responsáveis pela coleta”, afirma.