Redução é de 2%, mas não tem ligação com o isolamento, afirma seguradora; 67% das vítimas indenizadas no estado foram motoristas
Entre janeiro e abril deste ano, 1.076 alagoanos receberam indenização do seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, o DPVAT.
Os dados da seguradora Líder, que administra o seguro, apontam para uma queda de 2% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram pagas 1.098 indenizações.
De acordo com a seguradora, não é possível relacionar os números divulgados ao isolamento social porque as vítimas de acidente de trânsito têm até três anos para fazerem o pedido de indenização e, por isso, os dados apresentados são reflexo de 2020 e de anos anteriores.
Os dados mostram que 67% das vítimas indenizadas no estado foram motoristas, o que representa 726 em números absolutos. Os pedestres indenizados foram 211, o que representa 20% do total. Os passageiros representam 13% dos indenizados, com 139 beneficiados. Quanto à faixa etária, o grupo mais atingido foi entre 25 e 34 anos, representando 31% (331) dos casos.
Em relação ao tipo de cobertura, cerca de 69% dos pagamentos realizados, o que representa um total de 737, foram motivados por acidentes que resultaram em invalidez permanente. Acidentes com mortes, com 185 casos, representam 17% das indenizações pagas. Já os 154 reembolsos por despesas médicas representam 14% das indenizações.