A partir desta quinta-feira (24), idosos com idade a partir de 80 anos já podem se vacinar com a quarta dose da vacina contra a Covid-19, em Maceió. A Gazetaweb foi a um posto de imunização no Salvador Lyra, na manhã desta quinta-feira (24), e conversou com alguns idosos. Eles comemoraram o fato de já poderem tomar a 4ª dose do imunizante contra a doença.
Helena Maria da Silva, de 90 anos, tomou conhecimento da aplicação da segunda dose de reforço através das redes sociais. Ela disse que estava muito feliz por ter sido imunizada. “Estou feliz da vida, porque consegui me vacinar mais uma vez. E, se tiver outra dose, eu venho de novo”, contou ela.
Além dela, outros cinco idosos também se imunizaram no mesmo posto, na manhã de hoje.

Baixo fluxo
A reportagem também, esteve em outros postos de imunização, nesta manhã, e constatou baixíssimo fluxo de vacinação de idosos com a quarta dose do imunizante. No posto de vacinação do Benedito Bentes, foram imunizados somente dois idosos, com 80 anos cada. De acordo com enfermeiros que aplicam a vacina no local, o fluxo deve aumentar ao decorrer do dia e durante a próxima semana.
Uma enfermeira que trabalha na localidade, que não quis se identificar, informou que o primeiro idoso a ser vacinado, com a segunda dose de reforço no posto estava muito animado por receber o imunizante. “Ele não via a hora de ser imunizado e aproveitou para tirar uma foto com a gente”, afirmou ela.
A vacinação
A aplicação da 4ª dose ocorre após recomendação do Ministério da Saúde, que emitiu uma nota técnica nessa quarta-feira (23), autorizando o procedimento. A expectativa é vacinar pouco mais de 10 mil pessoas em Maceió, que é a média estimada de idosos que são público-alvo dessa etapa.
A indicação do governo federal é que a nova dose de reforço seja feita após quatro meses da última vacina, e que seja preferencialmente da farmacêutica Pfizer.
O município afirma que irá seguir todas as recomendações do Ministério. Já podem começar a se vacinar idosos com 80 anos ou mais que tenham tomado a última dose em 24 de novembro ou antes.




