Só dois meses após Alagoas registrar o primeiro caso de coronavírus e mais de um mês depois da primeira morte, o governador Renan Filho (MDB) anunciou que o Estado vai iniciar, nesta quarta-feira (6), a montagem de um hospital de campanha no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. A promessa inicial, feita pelo próprio governador, era de que a unidade provisória estaria pronta, no máximo, até o fim de abril.

Em matéria publicada no dia 31 de março deste ano, na Agência Alagoas, site institucional do governo, Renan Filho divulgou a instalação de dois hospitais de campanha. Até agora, no entanto, nenhum deles foi erguido.

Ele prometeu que montaria uma unidade no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra, mas, no local, a Braskem equipou um centro de triagem, que serve, apenas, para atendimento com orientação aos pacientes suspeitos de Covid-19, sem leitos para internação.

Quanto à estrutura no Centro de Convenções, o governador anunciou, à época, que a instalação deveria começar, no máximo, até o início da semana seguinte à publicação da matéria na Agência Alagoas, o que não aconteceu.

Na transmissão ao vivo que fez, no fim da tarde dessa terça-feira (5), para anunciar novas medidas de isolamento social de forma a tentar conter o avanço do novo coronavírus, Renan Filho anunciou que as obras do hospital de campanha do Centro de Convenções começariam nesta quarta-feira (06), configurando, assim, um compromisso não cumprido.

E o chefe do Executivo fez mais promessas: anunciou que o Estado vai construir duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na capital, no prazo de 100 dias, no máximo; a ampliação de leitos em vários hospitais; e a aceleração das obras das unidades de saúde em construção no interior.

O anúncio se dá quando mais de 200 pessoas, conforme dados do próprio governador, estão internadas, em Alagoas, devido à Covid-19. “Vamos iniciar a instalação do hospital de campanha do Centro de Convenções e esperamos entrega-lo até o dia 15 de maio, com 150 novos leitos e estrutura para tomografia e raio-X”, afirmou, durante a “live”.

Além disso, prometeu construir um novo centro de triagem no estacionamento do Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes, para funcionar nos mesmos moldes do que está montado no Ginásio do Sesi.

Por sua vez, quanto ao Hospital Metropolitano, Renan Filho promete entregá-lo no próximo dia 15, quando, na realidade, deveria estar pronto há, aproximadamente, um ano e meio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here