O objetivo do Hemoal é estabilizar o estoque, que, no momento, dispõe de 163 bolsas de sangue, o que equivale a 54,3% do mínimo necessário, que é de 300 bolsas. A medida ainda visa facilitar o acesso daqueles doadores que não conseguem comparecer ao órgão em dias de semana úteis.
Para realizar a doação, o cidadão precisa ter boa saúde, possuir entre 16 e 69 anos e ter peso mínimo de 50kg. O doador deve comparecer ao Hemoal,. portando documento de identificação com foto. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as pessoas que contraíram hepatite após os 11 anos, portadores do vírus HIV e doença de Chagas ficam impedidas de doarem sangue. As mulheres que estiverem gestantes ou em período de amamentação também não poderão realizar a doação. Os contaminados com Covid-19 devem esperar 30 dias após o período de recuperação
Aqueles que se vacinaram contra a Covid-19 devem se atentar aos prazos para realizar a doação. As pessoas que se imunizaram com a Coronavac devem respeitar um intervalo de dois dias entre o momento em que tomou o imunizante e o dia da doação.Já no caso da AstraZeneca, Pfizer e Jansen, a doação só poderá ser feita após sete dias do recebimento da vacina.
*com informações da assessoria.
Fonte: TV Gazeta