Fardos de borracha voltaram a aparecer no litoral alagoano, informou o Instituto Biota de Conservação nesta quinta-feira (21). Os fardos mais recentes foram encontrados ainda pela manhã na Praia de Ipioca, em Maceió, e na Praia dos Morros, em Passo de Camaragibe.

Esta não é a primeira vez que fardos aparecem misteriosamente nas praias alagoanas. Em 2021, fardos semelhantes foram encontrados nas praias de Guaxuma e Jacarecica, além do Litoral Sul do estado, quando foi registrado de uma só vez o aparecimento de 16 fardos de látex em duas praias de Coruripe, sendo 12 na Praia de Pituba e quatro na Praia de Lagoa do Pau.

À época, o surgimento do material intrigou também a comunidade acadêmica e uma pesquisa com participação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) identificou que parte dos fardos de borracha vieram de um navio de carga alemão MV Weserland, naufragado pela Marinha Americana em janeiro de 1944.

Anteriormente, concluiu-se que os primeiros fardos, que chegaram em 2018 e 2019 no litoral brasileiro, pertenciam a outro navio alemão, o SS Rio Grande, também naufragado pela Marinha Americana dias antes.

O Instituto Biota segue acompanhando os registros e reforça que, ao encontrar fardos semelhantes, a população deve evitar o contato direto e acionar as autoridades ambientais para que seja feita a coleta e análise apropriada.

 

Fonte: Tng1

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here