Foto: Folhapress

O ex-presidente da Braskem José Carlos Grubisich foi preso na última quarta-feira (20), em Nova York por acusações de ter participado de um esquema para pagar milhões de dólares em subornos para garantir contratos governamentais.

Grubisich foi acusado pelo tribunal federal do Brooklyn de conspiração para violar uma lei de corrupção estrangeira dos EUA e por conspiração para lavagem de dinheiro.

De acordo com a Reuters, o executivo foi preso no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, e deveria comparecer ao tribunal no fim do dia, segundo John Marzulli, porta-voz do gabinete do procurador dos EUA, Richard Donoghue.

Braskem e Odebrecht concordaram em 2016 em pagar 3,5 bilhões de dólares combinados em um acordo com autoridades norte-americanas, brasileiras e suíças para resolverem alegações de que participaram de atos de corrupção no Brasil e em outros lugares para garantirem contratos lucrativos.

Tanto a Braskem quanto a Odebrecht se declararam culpadas de acusações criminais norte-americanas como parte do acordo, que emergiu da operação Lava Jato.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here