A solenidade que marcou a inauguração da estátua de Joaquim Marques Lisboa, o marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, foi marcada pela emoção. O evento ocorreu nesta quinta-feira (12), na Orla de Ponta Verde.

Falando para o governador Klever Loureiro e o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, José Carlos Malta Marques, o comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, foi às lágrimas ao contar detalhes da trajetória e do testamento deixado pelo marinheiro que dedicou 66 anos de sua vida à atividade náutica.

Segundo lembrou, a dedicação do Almirante Tamandaré o colocava à disposição da Marinha nas mais diversas situações. Seu comportamento foi sempre exemplar e de amor pelo país, fazendo com que suas ações entrassem para a história.

“Ainda assim, antes de morrer deixou em testamento que queria ser enterrado sem honras, de forma simples, por escravos libertos pela Lei Áurea como um simples marinheiro. E é isso que sou também: um simples marinheiro”, disse Garnier ao relembrar esses fatos com olhos marejados.

Ele lembrou que a homenagem é parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil que marca, entre outras coisas, o compromisso que as forças armadas têm com a liberdade e o conceito de nação soberana.

“Comemoraremos 200 anos da conquista da nossa liberdade que tem que ser mantida a todo custo. E é por isso que a história do Almirante é um exemplo e precisa ser lembrada e enaltecida. Nós temos esse compromisso e essa homenagem marca a partir deste momento, também, em Alagoas, essa terra com tão belas águas o exemplo do nosso patrono”, completou Garnier.

A estátua está localizada num trecho da Avenida Silvio Viana, que aos domingos fica interditado para as famílias. A escolha estratégica é para facilitar a visitação. Na placa sob a imagem há um QR Code com mais detalhes num site com fotos e vídeos. “Nele os interessados irão conhecer mais detalhes da história do nosso patrono para que essa memória nunca deixe de ser lembrada”, indicou o comandante da Marinha.

Maceió, 12 de maio de 2022
Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, na
inauguração da estátua em homenagem ao patrono da Marinha, Almirante Tamandaré, localizada na Orla da Ponta Verde, em Maceió. Alagoas – Brasil.
Foto:@Ailton Cruz

O governador de Alagoas, Kléver Loureiro, enfatizou a importância histórica e o fato do Estado está entre um dos escolhidos para a homenagem da Marinha a seu principal personagem. Para ele, os alagoanos terão a oportunidade, juntamente com os seus visitantes, de se orgulharem.

“É uma homenagem merecida e até o local foi sugestivo próximo ao mar, onde ele em muitos combates e representou a Marinha e nosso país. É um motivo muito importante para Alagoas, pela grandeza e pelo que representa essa homenagem a esse grande homem que foi o Almirante Tamandaré”, destacou Loureiro.

De acordo com o comandante da Capitania dos Portos, o capitão dos Portos, capitão de Mar e Guerra Wendel Petrocelli, o Estado receber o comandante da Marinha, para um momento tão solene é motivo de honra. A homenagem é uma forma de reforçar ainda mais os laços que a Capitania dos Portos e Marinha têm com Alagoas.

Fonte: TV Gazeta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here