A primeira Sessão Plenária simulada do projeto Jovem Conselheiro aconteceu nessa quinta-feira (14), com o intuito de proporcionar conhecimento prático sobre o funcionamento do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL). O evento reuniu diversos servidores e alunos no Plenário Divaldo Suruagy, em Maceió.
Criada pela Escola de Contas Públicas, a iniciativa busca conscientizar os estudantes sobre o papel do Controle Externo. Participaram estudantes dos cursos de Administração Pública, Direito e Contabilidade da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).
Os estudantes foram divididos em sete equipes de cinco integrantes, contando com a equipe do Ministério Público de Contas. No momento, cada equipe escolheu um representante. Para compor o pleno, jovens conselheiros foram empossados.
Ao todo, cerca de 70 servidores do TCE/AL participaram da escolha e explicação dos casos relatados durante a Sessão Plenária simulada. “Foram 15 dias de trabalho intenso. Gostaria de agradecer o empenho da Escola, dos gabinetes e do MPC, que conseguiram transmitir todo o conhecimento necessário para a realização dessa Sessão”, disse a Diretora Geral da Escola de Contas, conselheira Maria Cleide.
A iniciativa é uma extensão do projeto “TCE de portas abertas”, que recebe a visita de estudantes nas instalações da Corte de Contas. Sendo assim, o “Jovem Conselheiro” permite, na prática, a vivência do trabalho do julgamento das prestações de contas públicas.
Ao final, todos os estudantes das sete equipes receberam certificados e troféus, pelo desempenho e pela participação no projeto.
*com informações da assessoria.
Fonte: tv gazeta




