O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu neste domingo (12), em todo o país. Em Maceió, os estudantes movimentaram os locais de prova desde às 11h e relataram que estão preparados para enfrentar as cinco horas de questões de matemática e ciências da natureza. Os portões fecharam às 13h (horário de Brasília).
Para recepcionar os estudantes, o Colégio Intensivo montou um espaço no Colégio Santa Úrsula, na Jatiúca. A diretora do Intensivo, Meire Santos, lembrou que os candidatos se prepararam durante todo o Ensino Médio e, nessa última semana, passaram por revisões de diversas disciplinas.
“Na semana que antecede o Enem, a gente faz a preparação das matérias que vão ter naquele fim de semana, além do apoio psicológico. O psicólogo vai na sala e faz atividades com eles, como exercício respiratórios para acalmar, e até para dar dicas de o que fazer no dia da prova. Como é uma prova muito cansativa e longa, o dia de hoje principalmente, isso é necessário”, disse a diretora.
A aluna do Jaguar Cursos, Maiara Falcão, de 24 anos, que está em busca da aprovação do curso dos sonhos de 2018, relatou que esta última semana foi mais decisiva e que revisou os assuntos para chegar preparada no segundo dia de prova.
“Eu tenho um pouco mais de dificuldade em física. Biologia eu tenho mais afinidade, assim como matemática. Eu estava tranquila no começo da semana, mas, depois de quarta, a ansiedade começou a bater. Mas, sempre estudando e tentando revisar os assuntos para fazer uma prova tranquila. Me sinto mais preparada que nos anos anteriores”, finalizou.
Química é uma das disciplinas para o segundo dia de provas do Enem, que é a porta de entrada para diversas universidades do Brasil. Jeferson Ferreti Ribas é professor de química do Colégio Intensivo e ressaltou que o exame traz o contexto da vida cotidiana dos estudantes, principalmente na parte de ciências.
“O nosso aluno chega preparado para responder questões dos mais diferentes conteúdos. Os nossos alunos da 3ª série começam com a revisão de todos os conteúdos desde a primeira semana de aula. E, ao longo do tempo, nós fomos trabalhando até chegar perto do Enem, fechando tudo. Nessas duas últimas semanas, nós respondemos questões de vestibulares famosos e, principalmente, do Enem”, afirmou.
A estudante Stheffany Caroline, de 19 anos, vai fazer o Enem para tentar ingressar no curso de Medicina. Em entrevista à Gazetaweb, ela contou que assistiu revisões durante a última semana e espera que a prova seja tranquila. “O primeiro dia foi bem tranquilo e espero que esse segundo também seja.”
