Organizado pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Segurança Pública (SSP), acontece, neste sábado (16), o tradicional desfile da Emancipação Política de Alagoas, que marca os 206 anos e deve reunir mais de 10 mil pessoas. Será a partir das 15h, na Avenida Assis Chateaubriand, nas proximidades do Memorial à República, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
Com o tema “Escola, espaço de aprendizagem criativa: engajamento para um ensino inovador na rede estadual de ensino de Alagoas”, o desfile vai reunir cerca de três mil estudantes da rede estadual de ensino, que vão representar as 13 Gerências Especiais de Educação (GEE).
De acordo com a Seduc, o evento terá início com a execução do exórdio, pela banda do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, e a tradicional revista à tropa, feita pelo governador Paulo Dantas. Já os alunos do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, vão abrir novamente o desfile.
O pelotão das bandeiras e a banda fanfarra “Os Recicláveis”, da 6ª Gerência Especial de Educação (GEE), de Santana do Ipanema, darão sequência ao cortejo que terá, ainda, outros 15 pelotões.
O evento terá, na sequência, as seguintes apresentações: Banda do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e da Polícia Militar de Alagoas; Banda Filarmônica Santa Cecília, de Marechal Deodoro; Bandas de Fanfarra e pelotões das escolas estaduais.
O desfile escolar da emancipação ainda terá as colaborações de integrantes da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAL) e Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT). Serão 200 militares da PMAL e do Corpo de Bombeiros envolvidos no evento.
Para a organização do trânsito na região do evento, foram disponibilizados quinze agentes da DMTT, de Maceió, que estarão supervisionando o entorno do trajeto entre o Clube Fênix Alagoana, onde será a concentração dos pelotões, passando em frente ao Museu Théo Brandão, e finalizando o percurso com a dispersão ocorrendo no Estacionamento de Jaraguá.
Fonte: tv gazeta