Com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a segurança da população que circula pelas ruas do Centro de Maceió, a Defesa Civil Municipal deu início a uma série de vistorias na região, na qual são analisadas as condições gerais das edificações e estabelecimentos, marquises e grupos geradores. Somente nessa segunda-feira (22), primeiro dia de trabalho, foram registradas 125 ocorrências.
Dentre as irregularidades constatadas pela Defesa Civil estão infiltrações, desplacamento de concreto, corrosão nas estruturas metálicas, além de degradação generalizada nas fachadas de lojas e edificações, em especial problemas relacionados às marquises de estabelecimentos. A vistoria também identificou o armazenamento irregular de combustível para geradores de energia elétrica, utilizando bombonas ao invés de tanques apropriados.
De acordo com o diretor operacional da Defesa Civil de Maceió, Osvaldo Palagani, o primeiro dia foi considerado positivo, demonstrando que a operação é necessária e importante para Maceió.
“Além de uma ação preventiva, as vistorias proporcionam maior tranquilidade para todos que frequentam o Centro. Com isso, esperamos conscientizar, principalmente, os empresários e proprietários desses e de todos os estabelecimentos, sobre a importância e a necessidade de manutenções regulares”, concluiu Osvaldo.
Para Caroline Vasconcelos, Engenheira Agrimensora do órgão de proteção e responsável interina pela Diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco (DPR), é indispensável um olhar especial para esta área da cidade, que possui um fluxo intenso de pessoas diariamente.
Para a execução das vistorias, um mapa de setorização foi desenvolvido para coordenar e dividir as equipes de maneira ampla por todas as áreas do Centro de Maceió. A Defesa Civil vai notificar os proprietários dos imóveis para que contratem profissionais habilitados a conduzir as obras de reparo nesses locais. As vistorias continuarão sendo realizadas até a conclusão e análise de todos as áreas da região.
Fonte: TV Gazeta




