O Portal Oficial do Registro Civil lançou, nesta quinta-feira (7), um Portal de Transparência exclusivo para tratar dos números de óbitos relacionados à Covid-19 em todo o Brasil. Somente em Alagoas, o número de mortes do mês de maio está próximo de ultrapassar abril.

dealizado pela Arpen Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil), o portal traz – de forma diária – a atualização desses números.

Numa live realizada na manhã de hoje, a Arpen esclareceu como deve acontecer o funcionamento do portal, destacando o objetivo de atender de forma centralizada e dando mais publicidade aos números de óbito em todo Brasil pela Covid-19.

Pelo portal, foi possível perceber que, em Alagoas, em apenas 7 dias, o mês de maio já chegou a mais da metade do número de óbitos registrados por suspeita ou confirmação de Covid-19 do que o registrado durante todo o mês de abril. Do dia primeiro de maio até hoje, foram registrados 24 mortes e, em abril, esse número foi de 38.

Destaque também para o fato de que, em Alagoas, homens na faixa etária entre 60 e 69 anos são as maiores vítimas de Covid-19. Já as mulheres, nesta mesma faixa de idade, registram o segundo maior índice de morte no Estado.

O portal aponta, ainda, que, durante todo o ano de 2020, já foram registradas 1.379 mortes por pneumonia e/ou insuficiência respiratória no estado, causas que podem estar associadas à Covid-19. Destas, 60 óbitos aconteceram em domicílios. Luis Carlos Vendramin, vice-presidente da Arpen Brasil, atribui isso a pessoas com comorbidades, mas, também, ao receio que muitos têm tido de procurar unidades de saúde.

Ainda com relação aos óbitos por doenças respiratórias, em muito relacionadas à Covid-19, um gráfico no portal aponta que o pico destes óbitos, em 2020, aconteceu já no primeiro dia do mês de maio, tendo 18 mortes num único dia, no estado de Alagoas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here