Na próxima terça-feira, 16 de setembro, às 15h, o bairro histórico do Jaraguá vai receber o Desfile Cívico Estudantil em homenagem aos 208 anos da Emancipação Política de Alagoas, com tema “120 Anos de Nise da Silveira: Um Olhar Humanizado de Alagoas para o Mundo”.
Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o desfile reunirá cerca de 2,2 mil estudantes de todo o estado, divididos em 32 pelotões que desfilarão na Avenida da Paz com apresentações dedicadas à vida e ao legado da psiquiatra alagoana Nise da Silveira.
“A escolha do tema, trabalhado, inclusive, em outras atividades pedagógicas desenvolvidas pela rede pública estadual neste ano letivo, tem como objetivo principal fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade cultural, promovendo a integração entre a comunidade escolar e a sociedade alagoana. Será um desfile lindo, desenvolvido com todo carinho para emocionar o público que comparecer ao Jaraguá, enaltecendo a alagoana Nise da Silveira”, explicou Sueli Santos Silva, gerente especial de Execução de Programas e Projetos da rede estadual e coordenadora do evento.
Os pelotões contarão com bandas fanfarras estaduais e municipais, banda da Polícia Militar, banda filarmônica e grupos de estudantes que abordarão subtemas ligados à vida da homenageada. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas estarão envolvidas na organização e apresentações, com deslocamento realizado em 50 ônibus e veículos de apoio.
A Seduc disponibilizará arquibancadas e banheiros químicos para o público, estimado em 10 mil pessoas.
Bloqueios e segurança
O desfile terá concentração a partir das 13h no Clube Fênix Alagoana. As interdições viárias começam ao meio-dia em pontos estratégicos, como Posto Shell, Lojas Americanas, Capitania dos Portos, Praça Dois Leões e Cais do Porto. O trajeto inicia no Museu Théo Brandão, segue pelo Memorial da República e se encerra no Estacionamento de Jaraguá.
A segurança contará com 140 policiais militares, além do apoio de Corpo de Bombeiros, DMTT, Samu, Alurb e Ilumina.
*com informações da assessoria.
Fonte: tv gazeta




