Quem passava na tarde desta terça-feira (22) pelo calçadão do comércio, no centro de Maceió, foi pego de surpresa com a presença de milhares de pessoas que integram movimentos sociais e do campo em Alagoas. Elas invadiram o local, indo em direção à Superintendência do Incra. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a ação faz parte das atividades da Semana Camponesa no Estado e o objetivo é cobrar avanços na Reforma Agrária.

Imagens mostram que parte dos integrantes ficaram dentro da sede do Incra enquanto outra parcela deles se acomodaram no calçadão em frente ao prédio do órgão.

Quem passava pelo local afirma ter sentido dificuldades para se locomover em decorrência da quantidade de pessoas que chegaram no centro para acampar como forma de manifestação.

De acordo com o MST, o acampamento segue ao longo da noite desta terça-feira (22) e amanhã terá assembleia para definir os próximos passos da mobilização.

O MST afirma que a iniciativa cumpre uma agenda mobilização na capital alagoana, com cerca de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Eles estão presentes em Maceió desde o último domingo (20). No Incra, o movimento explica que os trabalhadores pautam um conjunto de demandas para o desenvolvimento de assentamentos rurais e uma resolução sobre a situação das famílias que ainda vivem acampadas no Estado.

A mobilização que é organizada pela Frente Nacional de Luta (FNL), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento Popular de Luta (MPL), Movimento Social de Luta (MSL), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Via do Trabalho (MVT), Movimento Terra Livre e Comissão Pastoral da Terra (CPT), demanda a imediata resolução do INCRA das principais reivindicações dos assentamentos e acampamentos de todo o estado.

“Essa não é a primeira vez que ocupamos o INCRA esse ano e se nossas demandas não foram resolvidas, não será a última”, destacou Renildo Gomes, da direção nacional do MST.

Fonte: tv gazeta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here