Os cemitérios de Maceió tiveram uma movimentação intensa na manhã desta terça-feira (2), Dia de Finados. Muitos parentes e amigos visitaram os túmulos dos entes queridos como uma forma de amenizar a saudade de quem já se foi. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, as visitas, que no ano passado foram reduzidas, voltaram a normalidade, e a expectativa é de grande movimento durante todo o dia.
Adna Lopes foi com os filhos e netos prestar homenagens aos seus entes queridos, no cemitério Parque das Flores, no bairro do Farol. Ela falou que é tradição da família levar flores para aqueles que já se foram.
“Ano passado não vinhemos por causa da Covid-19, mas, com a baixa nos casos, decidimos fazer a visita, porém com toda a proteção. Tenho uns cinco familiares enterrados aqui, e sempre venho pra respeitar a tradição. Eu e minha família preferimos vir no Dia de Finados mesmo, porém bem cedinho, para não enfrentar muito movimento”, disse.
No cemitério Mãe do Povo, no Jaraguá, Margarida Cabral destacou a importância de visitar os familiares que partiram. “A gente não pode abandonar os entes queridos que já se foram. Sabemos que no túmulo é só a matéria, mas não podemos esquecer da importância daquela pessoa em nossas vidas”, frisou.
Vendas
Claudevania Maria dos Santos vende flores no cemitério Parque das Flores. Ela falou que o movimento está sendo positivo.
“Desde de domingo que as vendas estão boas. Ano passado, por causa das restrições, a movimentação não foi das melhores, mas ainda vendi algumas flores. Porém, esse ano, o fluxo de pessoas está melhor. E, nesse período tão difícil, uma flor faz bastante diferença.
Cuidados
Para quem for visitar os cemitérios, é obrigatório o uso de máscara. Além disso, na porta de cada campo-santo haverá aferição de temperatura e aplicação de álcool em gel. Nos cemitérios São José, Divina Pastora, Santa Luzia, Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora Mãe do Povo, Nossa Senhora da Piedade e São Luiz o horário de funcionamento será de 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.
Somente no cemitério Santo Antônio, em Bebedouro, é preciso programar a visita.
Fonte: TV Gazeta