Para atender os usuários, o Cadastro Único (CadÚnico) agora tem um novo canal de atendimento: o Aplicativo do Cadastro Único. Além de agilizar os processos, também será possível ter acesso aos programas sociais do Governo Federal.
Os cidadão poderá consultar as informações das famílias registradas no CadÚnico e confirmar se os dados já cadastrados estão atualizados, ou seja, não houve qualquer mudança de integrantes, renda ou escolaridade para as pessoas que integram a família. Se tudo estiver atualizado, basta confirmar. Em caso de informações diferentes, o responsável familiar deverá ir até um posto de atendimento do Cadastro Único.
Além disso, para quem não está cadastrado, é possível realizar o pré-cadastro. Essa é a primeira etapa para as famílias entrarem no Cadastro Único por meio do aplicativo. O pré-cadastro reduz o tempo de espera nas unidades da Assistência Social, já que o usuário irá até os locais de atendimento apenas para completar e confirmar seus dados.
O aplicativo está disponível para celulares nos sistemas Android e IOS. O Cadastro Único é usado pelo Governo Federal para definir quem é elegível a mais de 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Casa Verde Amarela, por exemplo.
O usuário cadastrado pode:
- Emitir um comprovante de cadastramento;
- Consultar quais são os integrantes da família e o NIS de cada um;
- Ver se o cadastro está atualizado ou não;
- Atualizar o cadastro por confirmação dos dados;
- Consultar os benefícios que a família recebe, dentre eles o Auxílio Brasil e o BPC/LOAS.
Para quem ainda não está cadastrado, o aplicativo permite o:
- o pré-cadastramento;
- encontrar a localização de um posto de cadastramento mais próximo.
*com informações da assessoria.
Fonte: TV Gazeta




