Após ter sido interditada por aparecimento de carrapatos, a Praça Jornalista Genésio de Carvalho, localizada na Gruta de Lourdes, foi liberada nesta quinta-feira (14) para uso de cães e moradores. A liberação ocorreu após a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) aplicar inseticidas para eliminar os ácaros.
Inicialmente, a Praça seria liberada na sexta-feira (16), mas, de acordo com Carlos Fernando Rocha, biólogo e responsável pelo laboratório de Entomologia da UVZ, as equipes aplicaram um tipo de inseticida que possui baixa toxicidade.
“Após controle químico realizado na praça que estava infestada de carrapato, liberamos o espaço, porque utilizamos um inseticida, um carrapaticida, de alta eficácia, porém, com uma baixa toxicidade.Com isso fizemos a liberação antes das 72h iniciais. A praça está segura, apta a ser frequentada pelos donos dos animais e pelos próprios animais”, afirmou o biólogo.
Ele orientou ainda que, apesar da baixa toxidade, o recomendável é que os cães não sentem nos bancos por muito tempo, “porque, como o veneno é residual, ele dura, pelo menos 90 dias fazendo efeito. Por segurança, fazemos essa recomendação”, complementa.
A equipe da UVZ reforçam que, logo que forem detectadas, situações como essas devem ser imediatamente informadas à UVZ. As informações podem ser repassadas pelo telefone (82) 3312-5485 ou ainda pelo WhatsApp (82) 98882-8240.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 8h às 14h. Já o plantão volante acontece, também, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 18h às 22h, apenas pelo telefone fixo.
Fonte: TV Gazeta




