Depois de recorrentes casos de incêndio no Centro de Maceió, a Aliança Comercial e a Defesa Civil têm discutido ações para melhorar o acesso do Corpo de Bombeiros ao local. Nos próximos 30 dias, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) se comprometeu em recuperar, pelo menos, dois hidrantes da região. Atualmente, no Centro, quatro estão em funcionamento e cinco inativos.
A Aliança se comprometeu em abrir as entradas do Centro para melhorar o acesso das viaturas do Corpo de Bombeiros, que não conseguem chegar a alguns locais com o veículo para combater os focos de incêndio e evitar maiores estragos. “Colocaremos piquetes com trava de segurança para que os caminhões tenham acesso ao calçadão com mais facilidade”, explicou o presidente da entidade Guido Santos Júnior.
Hoje existem apenas três pontos que permitem a passagem de viaturas: na rua Pontes de Miranda, na Boa Vista/Beco São José e próximo à Praça Deodoro.
A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) vai remanejar alguns postes para desobstruir a passagem e o mesmo acontecerá com alguns bancos espalhados pelo calçadão. Até abril a Eletrobras substituirá a fiação atual.
ÚLTIMOS CASOS
Em setembro, um incêndio na Rua Moreira Lima, atingiu um térreo da loja, comprometendo parte do telhado. O fogo também se espalhou até teto de uma farmácia que ficava ao lado do estabelecimento.
No mês passado, um incêndio de grandes proporções atingiu duas lojas do Centro da cidade e uma viatura do Corpo de Bombeiros ao tentar se aproximar do local para conter as chamas ficou preso em um buraco que cedeu com o peso do veículo.
Nesta segunda-feira (15), um princípio de incêndio, assustou quem estava próximo a uma loja de confecções no Calçadão do Comércio. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pane no sistema elétrico do estabelecimento teria causado o problema e os próprios lojistas conseguiram conter o fogo, manuseando os extintores da loja.
Fonte: TV Gazeta